terça-feira, 16 de dezembro de 2014

REUNIÃO PÚBLICA DOMINICAL - EM 14.12.2014. EXPOSIÇÃO INTEGRAL - 1TM 3.10-11: MODO BÍBLICO E QUALIDADES DO DIÁCONO CRISTÃO - PARTE 2



Versículo 10: “Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.”

            EM PRIMEIRO LUGAR: Os candidatos a diáconos também devem ser submetidos a prova. O que vale ser dito com respeito aos anciãos (presbíteros), também deve ser aplicado aos diáconos. Alguém que acaba de ser convertido, não deve ser feito diácono imediatamente. Primeiramente, eles devem se desenvolver por um certo tempo dentro da realidade da Igreja, e se nesse tempo nada estranho for notado a respeito dele, podem ser feitos diáconos.


Versículo 11: “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.”

            EM PRIMEIRO LUGAR: Segundo alguma versão deste versículo, se diz que Paulo aqui está falando sobre as mulheres dos diáconos; e, para isso, traduzem assim: “Assim mesmo (as suas) mulheres sejam...”. No entanto, vemos em seguida que as palavrinhas “as suas” tem sido colocada entre parentes. Isso significa, que não estão no texto original, e que os tradutores a interromperam, porque pensavam que Paulo agora estava se dispondo a falar das mulheres dos diáconos. No entanto, literalmente, ali não se diz mais do que: “Assim mesmo, as mulheres...”. Consequentemente, nem muito menos é claro que Paulo agora estava se referindo as mulheres dos diáconos: nem muito menos fez isso ao falar dos anciãos. Por que, pois, o faria ao falar dos diáconos? Em comparação com o Ofício de presbítero, o de diácono não dá nenhum motivo para isso. Além de tudo, Paulo não terminou de falar dos diáconos, pois ainda continua falando deles no vesículo 12. Por tnato, parece que o mais natural e claro, que Paulo, neste versículo 11, também fala de diáconos, mas neste caso de diáconos femininos, ou seja: de mulheres diáconos. Nos versículos 8 ao 10, ele falou dos homens diáconos, e citou os requisitos que eles devem cumprir para o dito Ofício. Agora, no versículo 11, veio a dizer: - “Das mulheres  (= diáconos femininos) vale manifestar outro tanto, a saber: que também elas devem ser honestas e infundir respeito”.

            EM SEGUNDO LUGAR: Quem apesar do exposto, estranhe que Paulo esteja falando aqui de diáconos femininos, deve recordar que, pelo Novo Testamento, conhecemos expressamente um diácono feminino, pois em Romanos 16.1, Paulo recomenda uma certa irmã Febe para a igreja de Roma; e, para uma maior informação, ela participava ali como igreja, e que esta irmã era diaconisa da igreja presente em Cencreia.

            EM TERCEIRO LUGAR: O que Paulo nomeia como requisito para os diáconos femininos, é paralelo ao que disse sobre os seus colegas masculinos: Devem ser honestos. Com respeito aos diáconos masculinos, ele usou exatamente a mesma palavra. Alem do mais, não devem ser caluniadoras: isto é o mesmo que se dizer: não dado a muito vinho (verso 8). E que devem ser fiéis em tudo, corresponde com a parte que Paulo cita no versículo 10, durante o qual deve ser evidenciado a fiabilidade.

            CONCLUSÃO: O fato de não se existir o "Ofício de Diaconisas", é por razão pura e simples de que jamais existiu ordenação para isso nas Sagradas Escrituras.

             

 

Nenhum comentário: