quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

REUNIÃO PÚBLICA DOMINICAL - EM 30.11.2014. EXPOSIÇÃO INTEGRAL - 1TM 3.5-7: MODO BÍBLICO E QUALIDADES DO PASTOREIO CRISTÃO - PARTE 3

(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo” - 1Timóteo 3.5-7.


Versículo 5:(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);

Efetivamente, - disse Paulo a Timóteo: se não sabem dirigir cristanamente o seu próprio lar, não lhes pode ser confiado o cuidado da Igreja – família do SENHOR Deus. Porque se isso for feito, se enganariam, e tudo caminharia mal nela.


Versículo 6: “não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo”.

Alguém que mal tenha chegado a fé, muito menos deve ser feito ancião logo depois, porque então corre-se um risco muito grande que ele se envaidessa e chegue a pensar: “Eu sou tão bom que já tem necessidade de mim e eu demonstrarei isso, e verão como é limpa a minha vida passada”.
É dessa maneira como esse homem viria a cair debaixo da condenação que também alcança ao diabo, e tendo ele se envaidecido, e exaltado a si mesmo, a condenação veio sobre ele, o que pode ser dito também de tais anciãos. Se a Igreja os coloca na Obra sendo eles muito novos na fé, eles se tornam soberbos, e então chega a condenação sobre eles.      

Versículo 7:Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.”

            Além de tudo, um candidato ao ofício de Presbítero deve ser bem conhecido e apreciado pelos estranhos, pois, se fora da Igreja ele é conhecido como mau e não goza de bom nome, se falará mal dele se ele for feito presbítero, e tal ancião virá a estar na boca de todos, assim como também a Igreja, e dirão – Que desconcerto ter sido feito presbítero essa pessoa! Se visssem como é dissimulado!
            Desta forma, dito ancião se vê misturado em um escândalo, e isto é uma armadilha do diabo.
            Assim é como Paulo pinta o perfil do procedimento bispal (do Presbítero ou ancião). Não pode partir dele incongruência alguma e nem colocá-lo diante de exigências excepcionais, nem muito menos precisa ser “ovelha de cinco patas”, sem contar com a capacidade de se ensinar que ele precisa ter. Todos os requisitos que Paulo exige não são outra coisa que não seja uma demonstração de uma vida cristã, a qual deve estar presente em qualquer cristão.

Nenhum comentário: