quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A DIVISÃO DOS DOZE ARTIGOS DA FÉ[1]



 Os doze artigos da fé apostólica e universal se dividem em três partes, que tratam o seguinte:
         De Deus Pai e nossa criação;
         De Deus Filho e nossa redenção;
         De Deus Espírito Santo e nossa santificação.
         O povo de Israel tinha que ensinar aos seus filhos que não existia senão um só Deus: “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Dt 6.4). Os deuses dos povos são ídolos, não são deuses; por causa disso Davi disse: “...mas o Senhor fez os céus” (Sl 96.5). Os gentios acreditavam em seus deuses, e se esforçavam grandemente por causa deles; mas esses deuses, se comparados com o Senhor, não são nada. Deus, o todo-poderoso cuidava, em seu grande amor e misericórdia, de Israel. A Escritura nos diz que Deus se agrada dos que o temem e confiam em sua misericórdia (Sl 147.11).
         Da mesma maneira que a imagem de um grande rei se aproximando de pessoas simples nos deixa confusos e perturbados, assim também nosso Senhor Jesus nos deixa perturbados quando se deixa conhecer ao povo simples da Galiléia deixando de lado os grandes e sábios de Israel. Foi então quando agradeceu, dizendo: “Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11.25). Assim Ele também adora ao Pai se agradando dos pequenos e humildes.
         Quando Jesus foi batizado no Jordão, o céu se abriu e a voz do Pai foi ouvida dizendo: “Este é o meu Filho amado, do qual me agrado” (Mt 3.16-17). E o Filho é o que com o seu sangue comprou para si um povo, livrando-o de todos os seus pecados.
         O Espírito Santo desceu sobre o Senhor Jesus em forma de pomba, e no dia de Pentecostes veio morar com a Igreja para consolá-la e purificá-la do pecado. O Deus de Israel é um só Deus em três pessoas diferentes. Nós ao sermos batizados, somos no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19).

24. Como se divide este Credo?
R. Em três partes. A primeira trata de Deus Pai e da nossa criação. A segunda de Deus Filho e da nossa salvação. A terceira de Deus Espírito Santo e da nossa santificação.

25. Por que você fala de três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, visto que há um só Deus (1)?
R. Porque Deus se revelou, em sua Palavra, de tal maneira que estas três Pessoas distintas são o único, verdadeiro e eterno Deus (2). 
(1) Dt 6:4; Is 44:6; Is 45:5; 1Co 8:4,6; Ef 4:5,6. (2) Gn 1:2,3; Is 61:1; Mt 3:16,17; Mt 28:19; Lc 1:5; Lc 4:18; Jo 14:26; Jo 15:26; At 2:32,33; 2Co 13:13; Gl 4:6; Ef 2:18; Tt 3:4-6.


[1] Fontes Básicas: La Confesión de La Iglesia (Felire, 1985), comentada por J. C. Janse, 125 páginas. Tradução e adaptação livre: Marcos Ramos e El Catecismo de Heidelberg: Enseñanza de la Doctrina Cristiana. Redactado por Zacarías Ursino y Gaspar Oleviano, y publicado em 1563, 4 ed, 1993. FeLiRe -FUNDAÇÃO EDITORIAL DE LITERATURA REFORMADA (STICHTING UITGAVE REFORMATORISCHE BOEKEN).

Nenhum comentário: