Jesus é o nome próprio do Redentor, e
Cristo, é a palavra que em grego significa “ungido”, e que em hebraico é
“messias”, é seu nome que indica o seu ministério, que nos fala de Sua missão.
O Senhor Jesus se chama Cristo porque foi ungido com o Espírito Santo, para ser
o nosso mais nobre Profeta, Sumo Sacerdote e Rei eterno.
A unção com azeite era algo muito comum
em Israel. Se
ungia os sacerdotes e reis quando estes eram colocados nas suas funções: Aarão
e os seus filhos, Saul, Davi, Salomão, foram ungidos. Eliseu também teve que
ser ungido para ser profeta. O azeite com o qual se devia ungir no serviço do
templo e os sacerdotes foi explicitamente ordenado especialmente por Deus a
Moisés, devendo ser usado exclusivamente para este fim (Êx 30.22-33). A unção
era o sinal que simbolizava o chamado oficial, simbolizando assim os dons do
Espírito Santo, quem fazem uma pessoa capaz para o cargo a que Deus lhe chama.
O Senhor Jesus não foi ungido com
azeite, senão com o Espírito Santo mesmo. Isto aconteceu durante o seu batismo
no Jordão, quando desceu o Espírito Santo sobre Ele em forma de pomba. Por isso
pôde dizer na sinagoga de Nazaré, lendo o texto de Isaías 61: “O Espírito do
Senhor está sobre mim” (Lc 4.14-30).
Nosso Senhor Jesus Cristo é o Ungido do
Senhor, e o seu Servo, sobre o qual existe muita coisa escrita sobre ele no
Velho Testamento. Todas as profecias se cumpriram nEle. Foi chamado e
capacitado para ser o Profeta do seu povo, o Mestre da Igreja, nos ensinando o
caminho da salvação; e, ao mesmo tempo, é o Cordeiro que se entrega por nossos
pecados, “para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28), e quem
intercede no céu pelo seu povo. Também foi ungido para ser Rei, dizendo Ele
mesmo: “Todo poder me foi dado no céu e na terra” (Mt 28.18). Nosso Senhor
Jesus Cristo governa as nações e dá aos seus a vida eterna. Só Ele é o Senhor e
Mestre na Igreja e mais ninguém.
31. O nome "Cristo" significa "Ungido".
Por que Jesus tem também este nome?
R.
Porque Ele foi ordenado por Deus Pai e ungido(1) com o Espírito Santo para ser
nosso supremo Profeta e Mestre, nosso único Sumo Sacerdote e nosso eterno Rei.
Como Profeta Ele nos revelou plenamente o plano de Deus para nossa salvação
(2); como Sumo Sacerdote Ele nos resgatou pelo único sacrifício de seu corpo
(3) e, continuamente, intercede por nós junto ao Pai (4); como Rei Ele nos
governa por sua Palavra e Espírito e nos protege e guarda na salvação (5) que
Ele conquistou para nós.
(1) Sl 45:7; Is 61:1; Lc 4:18; At
10:38; Hb 1:9. (2) Dt 18:15; Is 55:4; Mt 11:27; Jo 1:18; Jo 15:15; At 3:22. (3)
Sl 110:4; Hb 7:21; Hb 9:12,14,28; Hb 10:12,14. (4) Rm 8:34; Hb 7:25; Hb 9:24;
1Jo 2:1. (5) Sl 2:6; Zc 9:9; Mt 21:5; Mt 28:18; Lc 1:33; Jo 10:28; Ap 12:10,11.
[1] Fontes Básicas: La
Confesión de La Iglesia (Felire,
1985), comentada por J. C. Janse, 125 páginas. Tradução e adaptação livre: Marcos Ramos e El Catecismo de Heidelberg: Enseñanza de la Doctrina Cristiana.
Redactado por Zacarías Ursino y Gaspar Oleviano, y publicado em 1563, 4 ed,
1993. FeLiRe -FUNDAÇÃO EDITORIAL DE LITERATURA
REFORMADA (STICHTING UITGAVE REFORMATORISCHE BOEKEN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário