quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DEVEMOS CONSERVAR O SEU PACTO[1]



          A “Lei”: com esta palavra indicamos quase sempre os dez mandamentos; mais propriamente é toda a Palavra de Deus, pela qual o Senhor fazia com que o seu povo ficasse sabendo como deveria guardar o seu pacto. Deus fez um pacto com o seu povo, e o ensinou como tinha que viver. Ele revelou a sua vontade para o bem da vida do seu povo. A este povo também pertenciam às instruções e cerimônias das purificações (lavamentos) e oferendas.
         O Senhor não deu a Lei para que por meio do cumprimento completo dela se pudesse ter a salvação, como foi ensinado mais tarde pelos fariseus e como também ensina, por exemplo, a Igreja de Roma. Não; Ele deu a Lei para que fossemos protegidos das armadilhas do diabo. Porque é melhor para o homem servir a Deus do que aos ídolos; e também escutar aos seus pais. Isto serve para que sejam protegidos contra o mal.
         Quem conhece esta Lei em todo o seu sentido, que é o amor a Deus e ao próximo, aprende a pensar humildemente sobre si mesmo. Logicamente que nós não podemos cumpri-la com perfeição. Algum homem pode cumpri-la? É por isso que devemos esperar que tudo que precisamos para exercitá-la venha da graça de Deus em Cristo. Porque a Palavra de Deus nos ensina que estamos por natureza corrompidos, de maneira que, pelos nossos pecados, estamos condenados diante de Deus. Paulo escreveu: “Por meio da lei se dá o conhecimento do pecado” (Rm 3.20).
         O Senhor pede como condição que o amemos com todo o nosso coração e com todas as nossas forças, e ao nosso próximo como a nós mesmos (Mt 22.37-40). O amor é o cumprimento da Lei (Rm 13.10).
         E visto que nós não podemos de nenhuma maneira guardar ou cumprir a Lei, é preciso que peçamos a ajuda de Cristo quando estivermos com dúvida e diante da inclinação do nosso coração, que é a de amar a si mesmo sobre todas as coisas. A nossa natureza pecaminosa é assim. A natureza do homem está corrompida. Isto é fácil de ver entre os homens. Não só nos “gentios”, mas também entre os cristãos, o nosso coração é mau. Também caíram mais de uma vez, Noé, Abraão, Pedro e Paulo, pelo motivo de estarmos por natureza inclinados a odiar a Deus e ao próximo.


3. Como você conhece sua miséria?
R. Pela lei de Deus (1). 
(1) Rm 3:20.

4. O que a lei de Deus exige de nós?
R. Isto Cristo nos ensina num resumo, em Mateus 22:37-40: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. "Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (1). 
(1) Lv 19:18; Dt 6:5; Mc 12:30,31; Lc 10:27.

5. Você pode observar esta lei perfeitamente?
R. Não, não posso (1), porque por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo (2). (1) Rm 3:10,20,23; 1Jo 1:8,10. (2) Gn 6:5; Gn 8:21; Jr 17:9; Rm 7:23; Rm 8:7; Ef 2:3; Tt 3:3.


[1] Fontes Básicas: La Confesión de La Iglesia (Felire, 1985), comentada por J. C. Janse, 125 páginas. Tradução e adaptação livre: Marcos Ramos e El Catecismo de Heidelberg: Enseñanza de la Doctrina Cristiana. Redactado por Zacarías Ursino y Gaspar Oleviano, y publicado em 1563, 4 ed, 1993. FeLiRe -FUNDAÇÃO EDITORIAL DE LITERATURA REFORMADA (STICHTING UITGAVE REFORMATORISCHE BOEKEN).

Nenhum comentário: