quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DEUS É JUSTO AO EXIGIR ALGUMA COISA DOS HOMENS[1]



 Deus não é injusto com os homens, se chega a lhes pedir o que não podem fazer. Por que não? Porque Deus fez o homem perfeito; mas este homem, porque quis, desobedeceu e se colocou em uma situação onde não pôde mais fazer o que era bom, porque se fez injusto diante de Deus e diante do seu próximo... Se os gentios fossem justos, poderiam ter reconhecido a sua grande culpa; mas, em sua maldade, são injustos e servem aos ídolos. Não são santos nem sábios. Paulo disse que eles não têm como se desculpar, porque o poder e a divindade eternas de Deus podiam ser vistos desde a criação, por meio de suas obras (Rm 1.20).
         O caso de Esaú foi muito pior, porque conhecia o Senhor e a sua promessa. Mas não deu nenhuma importância às promessas que Deus tinha feito, e vendeu o seu direito de primogenitura. Por isso a Escritura o chama de ‘profano’ (Hb 12.16).
         Pior ainda foi a maldade dos israelitas, quando não quiseram obedecer as muitas chamadas de Deus, chegando até a matar os profetas que Deus lhes mandava em sua misericórdia.
         Simplesmente, a maldade dos judeus se manifestou de uma maneira muito mais visível nos dias de Cristo, porque eles escutaram a pregação do Senhor Jesus, e não quiseram acreditar nele. Os seus corações maus se endureceram para com o Senhor. Sabiam bem quem eram, mas não quiseram ser direcionados por Ele. Dessa dureza de coração o Senhor Jesus se queixou: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas aos que te são enviados! Quantas vezes quis juntar os teus filhos, como a galinha junta os seus pintinhos debaixo das asas, e não quiseste!” (Mt 23.27).
         O mesmo acontece com muitos cristãos. O Senhor os chama para que andem em seus caminhos, e lhes dá a oportunidade para que façam isso, mas não lhe escutam.
         O Senhor não é injusto quando exige da humanidade que o sirva. O motivo de não servirem é por causa da maldade dos corações que impede a muitos de cumprir este mandamento!

9. Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto?
R. Não, pois Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei (1). O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons (2). 
(1) Gn 1:27; Ef 4:24. (2) Gn 3:4-6; Rm 5:12; 1Tm 2:13,14.


[1] Fontes Básicas: La Confesión de La Iglesia (Felire, 1985), comentada por J. C. Janse, 125 páginas. Tradução e adaptação livre: Marcos Ramos e El Catecismo de Heidelberg: Enseñanza de la Doctrina Cristiana. Redactado por Zacarías Ursino y Gaspar Oleviano, y publicado em 1563, 4 ed, 1993. FeLiRe -FUNDAÇÃO EDITORIAL DE LITERATURA REFORMADA (STICHTING UITGAVE REFORMATORISCHE BOEKEN).

Nenhum comentário: