quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A EXPRESSÃO “NOSSO SENHOR”[1]



         As Escrituras nos falam muitas vezes do senhorio e poder de Satanás e de seus demônios neste mundo. Todos os gentios que praticam a idolatria, não servem a Deus, mas ao diabo (1Co 10.20). Os nossos antepassados também se encontravam totalmente sob o seu domínio, igualmente a todos quantos não amam a verdade e se entregam a mentira (2Ts 2.12). Consideremos que o domínio de Satanás é duro, e sempre termina com a morte e a perdição eterna (Mt 25.41). Mas a Igreja cristã confessa a Cristo e o chama Senhor, porque Ele a comprou com o Seu sangue, como antigamente eram comprados os escravos nos mercados.
         Quando as Escrituras nos chamam de escravos, estão dizendo que a compra que Cristo fez nos fazendo sua propriedade serve para que venhamos lhe servir depois. E nós temos a obrigação de nos comportar diante dEle como comprados e como propriedade absoluta deste grande Senhor, o Filho de Deus, que tem nos libertado do domínio de Satanás. Por isso o chamamos nosso Senhor e Mestre.
         Da mesma forma que um bom senhor cuidava bem dos seus escravos, os considerando e os fazendo às vezes os seus herdeiros, como Abraão ia fazer com Eliézer (Gn 15.2-3), assim o Senhor protege e cuida dos seus, que tem sido feitos sua propriedade, a qual custou um alto preço; por isso Ele tem total domínio sobre todas as coisas. Paulo escreve aos coríntios: “Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo” (1Co 6.20). Logo, se fazemos tudo o que nos é obrigado, devemos dizer que mesmo assim somos servos inúteis (Lc 17.10). Nós não temos nenhum direito a um salário, nem podemos reclamar alguma coisa por causa daquilo que fazemos de bom, como é o ensino atual da(s) chamada(s) “igreja(s) cristã(s)”. Esta(s) ensina(m) que o homem é como um trabalhador, que pelo o que faz deve ganhar a sua própria salvação. Esta(s) igreja(s) não sabem como é maravilhoso se sentir comprado pelo sangue de Cristo, nem sabe(m) como é admirável ser propriedade daquele a qual a Escritura chama em grego de “Kyrios” (Senhor), porque é realmente o Senhor, o que nos tem comprado e é, por tanto, o dono das nossas vidas, a qual, por sua obediência, Deus entregou em suas mãos todas as coisas do céu e da terra (Mt 28.18).

34. Por que você chama Cristo "nosso Senhor"?
R. Porque Ele nos comprou e resgatou, corpo e alma, dos nossos pecados e de todo o domínio do diabo, não com ouro ou prata, mas com seu precioso sangue. Assim pertencemos a Ele (1).
(1) Jo 20:28; 1Co 6:20; 1Co 7:23; Ef 1:7; 1Tm 2:6; 1Pe 1:18,19; 1Pe 2:9. 


[1] Fontes Básicas: La Confesión de La Iglesia (Felire, 1985), comentada por J. C. Janse, 125 páginas. Tradução e adaptação livre: Marcos Ramos e El Catecismo de Heidelberg: Enseñanza de la Doctrina Cristiana. Redactado por Zacarías Ursino y Gaspar Oleviano, y publicado em 1563, 4 ed, 1993. FeLiRe -FUNDAÇÃO EDITORIAL DE LITERATURA REFORMADA (STICHTING UITGAVE REFORMATORISCHE BOEKEN).

Nenhum comentário: